Jornadas Pedagógicas de Montemor-o-Velho

É hoje consensual que a promoção do sucesso escolar passa pela adoção de práticas pedagógicas que visem o desenvolvimento do aluno, quer enquanto pessoa individual implicada na sua própria aprendizagem, quer como parte integrante do todo social. Contudo, a sociedade contemporânea é bem diferente das sociedades dos séculos XIX e XX, que nortearam a criação do ainda vigente sistema educativo. Hoje defende-se uma escola menos focalizada no que o professor ensina e mais centrada no que o aluno aprende com a mediação do professor, através do acesso à informação, em suportes diversos, com vista ao desenvolvimento da capacidade de análise crítica e à construção do conhecimento.

As Jornadas Pedagógicas aqui apresentadas para a formação contínua de professores reúnem académicos e investigadores da área da educação, bem como formadores experientes e dinâmicos que proporcionarão espaços de reflexão e troca de saberes e experiências, quer nas sessões plenárias, mais orientadas para a reflexão teórica e o debate, quer nas oficinas a dinamizar, mais vocacionadas para a partilha de boas práticas devidamente enquadradas do ponto de vista teórico. Espera-se que os professores reflitam sobre o que deve mudar/ser repensado nas suas estratégias, para que os processos de ensino e de aprendizagem continuem a evoluir para metodologias de ensino cada vez mais ativas, capazes de desencadear processos de autoaprendizagem nas mais diversas áreas. Estes processos desenvolver-se-ão com recurso a informação veiculada não apenas através da palavra escrita ou dita, mas também por intermédio do código audiovisual e do uso de novos suportes tecnológicos e digitais, sem o domínio dos quais nenhum indivíduo pode, atualmente, considerar-se “alfabetizado”.

3 de julho - 9:00-13:00h * 14:00–17:30h
9:00-9:30h - Receção e registo dos participantes.

9:30-10:00h - Sessão de Abertura das Jornadas

10:15-10:30h – Montemor-o-Velho e o acesso à informação: apresentação do Portal e assinatura da carta de compromisso para o desenvolvimento da Rede Concelhio das Bibliotecas de Montemor-o-Velho.

10:30-10:45h – Pausa.

10:45-13:00h - Uma escola onde se construam aprendizagens: desafios atuais. António Pita; José Verdasca; Isabel Barca; Isabel Mendinhos; Vera Oliveira

13:00-14:00h - Pausa para Almoço

14:00-17:30h - Oficinas Temáticas (a escolher da lista)
Cada participante pode escolher uma oficina no primeiro dia e outra no segundo dia.

4 de julho - 9:30/13:00h * 14:00/18:00h
9:30-10:30h - A territorização da Educação: implicações pedagógicas. António Rochette.

10:30-10:45h – Pausa.
10:45-11:15 -  O impacto do bullying no desenvolvimento de dificuldades relacionadas com a imagem corporal e comportamento alimentar. Cristiana Duarte.
11:15-12:00h - Motivação e Aprendizagem. Mafalda Branco.

12:00-13:00h - Educação: O Futuro Hoje, e-learning e conteúdos de aprendizagem. João Freitas.

13:00-14:00h - Pausa para Almoço.

14:00-17:30h - Oficinas Temáticas (a escolher da lista).

17:30 - Sessão de encerramento.

OFICINAS
1. Sucesso Escolar: Planos de Ação Estratégica e Processos de Monitorização e Avaliação – Vítor Pardal e Fernanda Paula.
2. Portfólios na Construção da Aprendizagem – Rafael Relvão.
3. Práticas Integradas no Ensino Básico e Secundário – Pedro Mendes.
4. Educação para os média: uma responsabilidade partilhada – Isabel Nina.
5. O Cinema e a Literacia Fílmica – Cristina Janicas.
6. A Introdução de Dispositivos Digitais em Sala de Aula - Isabel Bernardo.
7.Colaborar para transformar – Helena Felizardo e  Lucília Santos (só no dia 3).
8. Projeto E.L.I.O.T.: uma oportunidade de partilha no âmbito do Programa Erasmus+: - Richard  Kitchin e Ana Fontes (só no dia 4).
*
9. Filosofia para crianças – Cátia Freitas. Público-alvo: Educadores de Infância e professores do 1º ciclo (a decorrer na Biblioteca Municipal).
10. A criação de hábitos de leitura no 1.º ciclo – Paula Salvador. Público-alvo: professores do 1.º ciclo.
11. A utilização de Aplicações Web na Sala de Aula de Matemática – Pedro Manuel Leal Alberto. Público-alvo: professores de matemática.
12. Promover a Interpretação Crítica de Fontes em Ciências Sociais e Humanas - Manuela Carvalho. Público-alvo: professores do departamento de Ciências Sociais e Humanas.
13. O Contributo do Português para a aprendizagem de aspetos formais em trabalhos de pesquisa – Pedro Rodrigues. Público-alvo: professores de Português.
14. Aprendizagem em Língua Estrangeira pelo recurso à aplicação “Kahoot” – Susana Branco. Público-alvo: professores de Língua Estrangeira (Só dia 3).
15. Técnicas de origami para alunos de 2º ciclo e Necessidades Educativas Especiais- Ana Jacob. Público-alvo: professores de expressões artísticas e professores do Ensino Especial (a decorrer na Biblioteca Municipal).

O almoço tem um custo de 6 €. Os interessados deverão fazer a sua reserva na ficha de inscrição disponível em: http://springfest17.pe.hu/ até   17 de junho.

PARCERIAS/APOIOS
Câmara Municipal de Montemor-o-Velho * Biblioteca Municipal Afonso Duarte * Rede de Bibliotecas de Montemor-o-Velho * Centro de Formação Beira Mar * Direção Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas * Rede Nacional de Bibliotecas Escolares.

Informações:

Telefone: 233401050 | Escola Secundária de Montemor-o-Velho  E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.| 239687150 | Biblioteca Municipal Afonso Duarte E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. |239 687040

Mais Informações disponíveis em: http://springfest17.pe.hu/

CONSULTAR FOLHETO >